Segurança aliada a experiência global de mais de 90 anos

Certificados nas normas ISO 9001 e ISO 14000

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e seguras

Espécies de pragas de grãos

As pragas de grãos abrangem uma grande variedade de insectos, tais como os ácaros, os carunchos e traças. Conheça abaixo algumas das mais comuns:

Caruncho do tabaco

(Lasioderma serricorne)

Aspecto

  • Besouro de cor castanho claro, medindo de 2 a 2,5 mm de comprimento. Antena articulada e serrada; élitros sem estrias e com fina pubescência.

Ciclo de vida

  • Ciclo ocorre em torno de 26 dias em temperatura 30º C e 70 % de umidade relativa do ar

Hábitos

  • Grande variedade de produtos pode ser atacada por este inseto, como cereais, fumo, especiarias, cacau, farinhas, biscoitos, chocolates, entre outros.
  • Os ovos são postos aleatoriamente, aproximadamente 100 por fêmea.
  • Embora deem preferência a locais quentes, podem ser encontrados em dutos de ar, filtros, estruturas de telhados e principalmente em áreas onde haja acúmulo de pó proveniente da atividade de processamento de alimentos.

Gorgulho do milho

(Sitophilus zeamais)

Aspecto

  • São os besouros de menor proporção dentre as pragas de grãos, com 2 a 3 mm de comprimento .
  • Apresentam formato cilíndrico e coloração escura. A cabeça possui tamanho mais avantajado, apesar de ser escondida pelo pronoto. A oviposição ocorre nos cachos, sendo que os ovos são colocados isolados ou em grupos e apresentam coloração branca. As larvas também apresentam coloração branca e cabeça castanha.

Ciclo de vida

  • O ciclo dura por volta ao menos 35 dias, sendo que fêmeas sobrevivem por volta de 140 dias.

Hábitos

  • Ovopositam sobre grãos, sendo que os ovos possuem tempo médio de encubação cerca de 7 dias. Após a eclosão das larvas, alimentam-se no interior dos grãos, construindo túneis à medida que desenvolvem-se até a fase de pupa, permanecendo no interior do grão até novos períodos de corti.

Besouro castanho

(Tribolium castaneum)

Aspecto

  • Besouros cor castanho avermelhado, medindo por volta de 3,0 á 4,4 cm de comprimento, com sulcos nos élitos e de antenas com gumes apicais relativamente maiores que as antenas, apresentando na cabeça duas depressões transversais e pronoto com forma retangular. Os adultos são bons voadores e chegam a viver até 4 anos.

Ciclo de vida

  • Ovopositam sobre o local a ser atacado, onde a pulpa fica incrustada entre 7 a 8 dias até eclodir liberando o adulto.

Hábitos

  • Fêmeas ovipositam até 500 avos, sendo que adultos vivem até 4 anos

Carucho de grãos

(Acanthoscelides obtectu)

Aspecto

  • Os adultos têm forma ovóide, com 2 a 4 mm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos e as mesmas colocam os ovos em grupos de 2 a 10

Ciclo de vida

  • Os carunchos causam danos aos grãos devido às galerias feitas pelas larvas, destruindo os cotilédones, reduzindo a massa da semente e favorecendo a entrada de microorganismos e ácaros. Ocorre também um aquecimento dos grãos. Também afetam a germinação da semente pela destruição do embrião. Além disso, depreciam a qualidade comercial dos grãos devido à presença de insetos, ovos e excrementos

Hábitos

  • Adultos não alimentam-se, vivem 14 dias aproximadamente, voam bem, o que ajuda na dispersão. Pode ter até seis gerações anuais em regiões tropicais. É uma espécie que se adapta bem, podendo viver em climas temperados e tropicais. Ataca principalmente sementes de leguminosas. É uma praga de armazenamento e também de campo. As fêmeas colocam de 40 a 60 ovos que eclodem depois de 3 a 9 dias. Deposita os ovos nas vagens no campo ou sobre as sementes armazenadas. As larvas passam por 4 instares de desenvolvimento que podem durar entre 12 e até 150 dias, variando o tempo de desenvolvimento de acordo com a temperatura. Abaixo de 18 °C o desenvolvimento é lento, sendo a temperatura ideal 30 °C e umidade relativa de 70%. Empupa dentro da semente, por um período de 8 a 25 dias. A larva de último estágio e a pupa são visíveis externamente, pois formam um orifício circular coberto por uma camada bem fina da superfície da semente.

Besouro do milho

(Prostephanus truncatus)

Aspecto

  • Larvas: são brancas, carnudas e com o corpo pouco coberto de pelos, pernas curtas e a cápsula de cabeça é pequena em relação ao tamanho do corpo. Adulto: possui forma típica cilíndrico bostriquídeos. A declividade é achatada e íngreme, tem muitos tubérculos pequenos ao longo de sua superfície. Os limites da declividade, apical e lateral, são marcados por uma carina. As antenas têm 10-segmentado, com três estruturas expandidas, o "tronco" da antena é esguio e vestido com cabelos longos e o segmento apical clube é tão grande como, ou mais amplo do que, os segmentos anteriores. O corpo mede de 3 a 4,5 mm de comprimento, coloração castanha escura, quase preta. O tórax tem carreiras de dentes na sua borda anterior superior e a cabeça está posicionada abaixo do protórax, não sendo visível para quem olha por cima. As extremidades das coberturas das asas são achatadas e esta região inclinada tem, nas pontas, duas cristas encurvadas.

Ciclo de vida

  • Grãos integrais são atacados, espiga de milho, tanto antes como após a colheita. P. truncatus é também uma praga de mandioca armazenada, especialmente chips de mandioca. Adultos provocam furos em uma grande variedade de produtos alimentares e outros materiais, incluindo madeira, bambu, plástico e sabão. As aberturas causadas pelo ataque do P. truncatus tornam-se porta de entrada para fungos. Adultos perfuram os grãos de milho, fazendo furos.

Hábitos

  • Desenvolve-se bem à temperaturas entre 22 e 35° C e 59 a 80% de umidade relativa do ar. O seu ciclo biológico é de cerca de 27 dias, podendo, entretanto, estender-se até a 78 dias, quando a temperatura for inferior a 22° C e 50% a umidade relativa. São capazes de sobreviver em grãos de milho com 9% de umidade.

Traça dos cereais

(Sitotroga cerealella)

Aspecto

  • Inicialmente os ovos são de formato oval, de cor branca, estriados. Com o passar do tempo, tornam-se rosados. Medem cerca de 0, 5 mm. As lagartas têm o corpo curto, de cor amarela na fase inicial de desenvolvimento. Adquirem coloração branca quando mais desenvolvidas. Possuem pernas falsas abdominais pouco desenvolvidas, indistintas. No protórax possui três cerdas no grupo pré-espiracular. O tamanho é de aproximadamente 6 mm de comprimento. As mandíbulas são castanho-escuras e o corpo é curvado com o tórax mais largo do que o abdome. Os adultos possuem asas anteriores de coloração palha com franjas na parte interna. As asas posteriores são mais claras.

Ciclo de vida

  • Larvas penetram no grão e alimentam-se do interior deles. Não apresenta sintomas visíveis no grão a principio. Durante a pupação a larva constrói uma câmara rente ao revestimento da semente, formando uma área translúcida. O ataque da praga prejudica o peso e qualidade dos grãos. Gerando perca de valor de mercado.

Hábitos

  • A fêmea ovoposita de 40 a 280 ovos, em grupos ou isoladamente, sendo que a postura inicia-se de 1 a 2 dias após a cópula. O ovo desenvolve-se por cerca de 4 a 6 dias antes da eclosão das larvas que penetram em grãos em um período de 24 horas onde alimentam-se da parte interna. Em condições ideais as larvas passam por 4 instares, mas em condições adversas chega a passar por 9. A lagarta constrói a saída do grão antes mesmo de entrar na fase de pupa, preservando uma fina camada do tegumento do grão intacta. A fase de pupa ocorre dentro de um casulo tecido pela lagarta. Da fase de ovo até adulto leva de 25 a 31 dias, variando de acordo com a temperatura.

Traça do Cacau

(Ephestia cautella)

Aspecto

  • As mariposas têm coloração acinzentada, medindo cerca de 15 a 20 mm de envergadura. As asas anteriores apresentam duas manchas amareladas, uma no centro e outra na borda interna. Possuem vida curta e não se alimentam. Têm o hábito de voar no entardecer e na alvorada.

Ciclo de vida

  • Atacam muitos cereais e seus produtos, prejudicando a qualidade e quantidade. Os maiores danos são causados as amêndoas de cacau e às palmáceas.

Hábitos

  • A fêmea deposita cerca de 300 ovos livremente sobre o produto que ataca. A larva é esbranquiçada, com pequenos pontos escuros sobre o corpo. Quando ataca o cacau, a lagarta se alimenta no interior da amêndoa e, através do orifício de entrada, expele os seus excrementos, que são ligados entre si, por uma teia de seda secretada por ela. Nos armazéns, a lagarta quando completa o seu desenvolvimento, migra, com freqüência, para os cantos das paredes, vigamentos do telhado e locais parcamente iluminados, onde tece um casulo e se transforma em pupa. Com menos freqüência, o casulo é tecido dentro da própria amêndoa.

Traça da farinha tropical

(Cadra cautella)

Aspecto

  • Adulto - 7 a 9 mm de comprimento, com uma envergadura de asa de 15 a 20 mm. Riscas castanhas acinzentadas, com cores mais claras e mais escuras. 
  • Larva - esbranquiçada, amarelada ou avermelhada, dependendo dos alimentos. Têm tendência para subir para áreas mais escuras para passarem a crisálidas.

Ciclo de vida

  • 31 dias à temperatura óptima (32℃).

Hábitos

  • Encontram-se muitas vezes em cargas de alimentos importados. São sobretudo pragas de cereais armazenados, nozes, frutos secos, sementes de óleos e bolos para o gado. Raramente atacam tabaco e produtos animais. 
  • No estado adulto não se alimentam.

Escaravelho-aranha Australiano

(Ptinus Tectus)

Aspecto

  • Adultos - 2,5 a 4 mm de comprimento. Corpo coberto com pêlos castanhos e dourados. Aspecto de aranha quando visto de frente. 
  • Larvas - encontram-se frequentemente a alimentar-se de vários tipos de resíduos. Perfuram materiais não comestíveis de vários tipos antes de passarem a pupas.

Ciclo de vida

  • 3 a 4 meses com temperaturas entre 20 e 25℃.

Hábitos

  • Fingem-se de mortos se forem perturbados. Muito activos em ambientes escuros e húmidos. Frequentemente associados a ninhos de aves.

Gorgulho dos biscoitos

(Stegobium Paniceum)

Aspecto

  • Adultos - 2 a 3 mm de comprimento. Tórax arqueado. Pêlos finos em todo o corpo. Os élitros (asas coriáceas) têm estrias com reentrâncias. 
  • Larvas - activas nas fases iniciais do desenvolvimento. Perfuram substâncias duras. Conseguem anular a toxicidade de algumas substâncias venenosas.

Ciclo de vida

  • 200 dias a 17℃, 70 dias a 28℃. Os adultos vivem de 13 a 65 dias.

Hábitos

  • Voam com frequência. Os adultos não se alimentam.

Piolho dos livros

(Várias espécies - Liposcelis bostrychophila, Lepinotus patruelis)

Aspecto

  • Adulto - O tamanho varia de acordo com a espécie. 
  • 1 a 2 mm de comprimento. Castanhos amarelados claros a castanhos escuros. 
  • Ninfas - muito pequenas, frequentemente transparentes. Não têm fase larvar.

Ciclo de vida

  • Liposcelis bostrychophila – preferem temperaturas elevadas entre 25 a 30℃. 
  • Lepinotus patruelis - procriam a temperaturas entre 5 a 15℃.

Hábitos

  • Liposcelis bostrychophila - Frequentes em habitações. 
  • Lepinotus patruelis - Frequentes em fábricas e em paletes.

Gorgulho Vulgar da Farinha

(Gnatocerus Cornutus)

Aspecto

  • Adultos - 3,5 a 4,5 mm de comprimento. O macho tem duas mandíbulas largas na cabeça, semelhantes a chifres. A fêmea é muito semelhante à fêmea Tribolium confusum, mas com élitro macio. 
  • Larvas - semelhantes às da espécie Tribolium, mas ligeiramente maiores.

Ciclo de vida

  • Limites de temperatura - 15 semanas a 32℃, 8 semanas a 27℃. Não consegue completar o ciclo de vida abaixo dos 10℃.

Hábitos

  • Alimenta-se de farinha, massa, sêmola, etc. Ovos e larvas de traças podem servir de suplemento da dieta.

Ácaro do Queijo

(Tyrophagus putrescentiae)

Aspecto

  • Adultos - 0,5 mm. Têm corpo peludo castanho claro, com 8 patas sem pêlos.

Ciclo de vida

  • O ciclo de vida, do ovo ao adulto, demora 10 dias à temperatura ambiente normal. 
  • A fêmea pode depositar até 800 ovos durante o seu ciclo de vida, a uma média de 20 a 30 por dia. 
  • Na primeira fase, a fase de larva, têm apenas seis pernas. No entanto, quando passam à fase de ninfas, têm oito pernas como os adultos. Os adultos vivem de 60 a 70 dias.

Hábitos

  • Podem contaminar os alimentos e provocar irritações cutâneas ou intestinais. 
  • Preferem queijos velhos a queijos novos e podem alimentar-se de nozes, ovos ou frutos secos, farinha e tabaco. 
  • Preferem o calor e a humidade - não sobrevivem num frigorífico.

Gorgulho Confuso da Farinha

(Tribolium Confusum)

Aspecto

  • Adultos - 3 a 4 mm de comprimento. Os olhos estão mais afastados um do outro (vistos de baixo) do que no Tribolium castaneum. As antenas alargam gradualmente até às pontas. Coloração castanha avermelhada. 
  • Larva - 1 a 5 mm de comprimento e cor castanha amarelada. 3 pares de pernas e muito activos. Fazem 7 a 8 mudas. Preferem farinha limpa. Passam a pupa nos alimentos.

Ciclo de vida

  • Vivem cerca de 20 dias a 35℃ ou 45 dias a 25℃. Os adultos podem viver até 6 meses.

Hábitos

  • Podem voar, mas raramente o fazem. 
  • Alimentam-se de farinha e derivados de cereais.

Escaravelho da Copra

(Necrobia rufipes)

Aspecto

  • Adultos - 4 a 5 mm. 
  • A parte superior do corpo é verde azulada metálica brilhante. A parte inferior do abdómen é azul escura. As patas são castanhas avermelhadas brilhantes ou cor-de-laranja. As antenas são castanhas avermelhadas com um círculo castanho escuro ou preto na ponta.

Ciclo de vida

  • As fêmeas depositam até 30 ovos por dia, em peixe seco. Os ovos demoram entre quatro e seis dias a eclodir. 
  • As larvas crescem durante 30 a 140 dias, tornam-se menos activas e procuram um local escuro para passarem a pupas. 
  • A fase de pupa dura entre 6 e 21 dias. 
  • O adulto acasala logo depois de emergir da fase de pupa e pode viver até 14 meses.

Hábitos

  • Os adultos voam, o que lhes permite procurar facilmente novas fontes de alimentos. 
  • São destrutivos, tanto na fase de larva como de adulto, embora provoquem mais danos na fase de larva. 
  • Também são canibais, alimentando-se dos próprios ovos e pupas.

Dermestídeo

(Família - Dermestidae)

Aspecto

  • Adulto - 6 a 10 mm de comprimento. Pretos, com uma risca esbranquiçada na parte dianteira dos élitros. 
  • Larvas - forma de cometa. Movem-se rapidamente. De cor castanha e peludas. Migram para materiais sólidos para a passagem a pupas.

Ciclo de vida

  • 2 a 3 meses com temperaturas entre 18 e 25℃.

Hábitos

  • Alimentam-se de vários produtos de origem animal, incluindo queijo.

Escaravelho Achatado do Grão

(Cryptolestes ferrugineus)

Aspecto

  • Adultos - 2,5 mm de comprimento. Corpo achatado com antenas muito compridas. Coloração entre o vermelho claro e o castanho avermelhado escuro. 
  • Larvas - brancas amareladas. Começam com 0,5 mm de comprimento e crescem até aos 4 mm quando amadurecidas.

Ciclo de vida

  • Preferem ambientes quentes e húmidos. Vivem entre 69 e 103 dias a 21℃ ou 26 dias a 38℃.

Hábitos

  • Os adultos possuem asas, mas raramente voam. 
  • Alimentam-se de cereais, tâmaras, frutos secos e outros produtos.

Ácaro da Farinha

(Acarus siro)

Aspecto

  • Adulto - 0,5 mm de comprimento, com 4 pares de patas. Branco ou castanho claro. Move-se lentamente. 
  • Larva - 6 pernas e 0, 5 mm de comprimento. Cor Branca. Passa por duas fases de ninfa de 8 patas.

Ciclo de vida

  • 9 a 11 dias a 23℃ e 90% de humidade relativa.

Hábitos

  • Em condições adversas, pode entrar num estágio longo e muito resistente, chamado hipopus.

Besouro dos têxteis

(Attagenus pellio)

Aspecto

  • Adulto - 4 a 6 mm de comprimento. Corpo oval alongado. Uma pequena mancha branca em cada asa e o resto do corpo entre o castanho avermelhado e o preto. 
  • Larva: 6 mm de comprimento. Longos tufos de pêlo cor-de-laranja no último segmento abdominal. 
  • As larvas têm um aspecto listrado. 
  • Pupa: formada na última exúvia da larva.

Ciclo de vida

  • O acasalamento tem lugar no exterior e depois voam para zonas interiores para depositar os ovos. Costuma haver uma geração por ano, mas o desenvolvimento pode estender-se até três anos.

Hábitos

  • Habitante comum dos ninhos de aves. Os adultos alimentam-se no exterior, muitas vezes em plantas Spiraea. 
  • As larvas atacam têxteis, peles, lãs, etc., e grão armazenado.

Ácaro dos móveis

(Glycyphagus domesticus)

Aspecto

  • Adulto - entre 0,3 e 0,7 mm de comprimento. Corpo entre o creme e o branco, macio, peludo, com patas castanhas/amarelas.

Ciclo de vida

  • Demoram 22 dias a passar do ovo ao estado adulto, à temperatura ambiente interior. 
  • O adulto vive aproximadamente 50 dias.

Hábitos

  • Podem contaminar alimentos e causar irritação intestinal. 
  • Alimentam-se normalmente de farinha, cereais e fungos. 
  • Preferem ambientes húmidos e são comuns em salas húmidas mal ventiladas.

Escaravelho-aranha Dourado

(Niptus hololeucus)

Aspecto

  • Adultos - 3 a 4,5 mm de comprimento. Abdómen oval, estreitado no meio. Corpo coberto com pêlos amarelos-dourados. 
  • Larvas - semelhantes às do Escaravelho-aranha Australiano.

Ciclo de vida

  • 6 a 7 meses a 20℃. Os adultos podem viver até 9 meses.

Hábitos

  • Estão por vezes associados aos danos em têxteis domésticos. 
  • Os adultos surgem em números maiores nos períodos de Junho/Julho e Outubro/Novembro.

Gorgulho do feijão

(Bruchus quadrimaculatus)

Aspecto

  • O adulto mede 4 mm de comprimento. 
  • Tem uma forma típica de Gorgulho, com asas curtas, encorpado e um focinho largo e curto.

Ciclo de vida

  • A fêmea deposita os ovos em feijões armazenados ou nas vagens no campo. 
  • Depois de completarem o crescimento, as larvas passam a pupas na cavidade que escavam no feijão. 
  • Os jovens adultos mastigam o feijão até abrirem uma saída, acasalam, depositam os ovos e iniciam uma nova geração. 
  • São produzidas seis gerações por ano.

Hábitos

  • Os adultos infestam legumes armazenados ou no campo e podem destruí-los completamente. 
  • A procriação é contínua nos produtos armazenados, desde que estes mantenham o seu valor nutritivo e o ambiente de armazenamento esteja quente.

Gorgulho do Feijão-frade

(Callosobruchus maculatuss)

Aspecto

  • Adultos - 3 mm de comprimento. 
  • São castanhos avermelhados. As coberturas das asas (conhecida como élitros) são pretas e cinzentas, com dois pontos pretos. 
  • As larvas são esbranquiçadas, em forma de C, com cabeça pequena.

Ciclo de vida

  • Os ovos depositados pelas fêmeas eclodem em 5 a 20 dias. 
  • As larvas costumam demorar de 2 semanas a 6 meses a desenvolver-se, antes de puparem dentro dos feijões secos. 
  • Os adultos podem encontrar-se no exterior, em flores, no início da Primavera. 
  • Podem ocorrer seis a sete gerações por ano.

Hábitos

  • Preferem feijão-frade seco, mas atacam ervilhas e outros feijões secos armazenados. 
  • Os adultos movem-se rapidamente e podem infestar sementes no campo, mas também podem procriar continuamente em feijões-frade secos armazenados.

Gorgulho dos grãos

(Sitophilus granarius)

Aspecto

  • Adultos -2 a 3 mm de comprimento. Reentrâncias redondas no tórax. Manchas avermelhadas nos élitros. Possui um bico (no focinho). 
  • Larva - geralmente escondida nos grãos e noutras sementes, onde passa à fase de pupa. Sem patas.

Ciclo de vida

  • Cerca de 98 dias a 18℃. Não se desenvolve abaixo de 16℃. Os adultos vivem de vários meses a 1 ano.

Hábitos

  • São encontrados com mais frequência no trigo e no arroz. Podem voar a 30℃.

Traça Indiana da Farinha

(Plodia interpunctella)

Aspecto

  • Adultos - 7 a 9 mm de comprimento, com envergadura de asas entre 10 e 20 mm. O primeiro terço das asas dianteiras é de cor bege pálida. O resto das asas é de cor castanha avermelhada. 
  • Larvas - brancas amareladas, avermelhadas ou esverdeadas (dependendo da dieta), com cabeça castanha.

Ciclo de vida

  • 35 dias a 25℃. Bastante mais a temperaturas inferiores ou quando se alimentam de alimentos pouco nutritivos.

Hábitos

  • Alimentam-se de nozes, outros frutos secos e cereais (milho).

Gorgulho de Khapra

(Trogoderma granarium)
Source: Wikipedia.org

Aspecto

  • As fêmeas adultas têm 3 mm de comprimento, os machos são ligeiramente mais pequenos. Têm forma oval, são castanhos a pretos, com padrões castanhos mais claros na cobertura das asas (o élitro). 
  • As larvas são amareladas a castanhas douradas e medem cerca de 6 mm de comprimento.

Ciclo de vida

  • O acasalamento ocorre quase imediatamente após os adultos emergirem. 
  • A fêmea deposita até 80 ovos no prazo de um a seis dias, e estes eclodem em cinco a sete dias. 
  • Os adultos vivem apenas uma a duas semanas.

Hábitos

  • Este Escaravelho é considerado como uma das pragas de cereais e sementes mais destruidoras do mundo. Os seus alimentos naturais preferidos são o trigo e a cevada de malte, mas também se encontram frequentemente no arroz, amendoins e em peles curtidas. 
  • Não é comum encontrar-se adultos mortos, porque são muitas vezes comidos pelas próprias larvas.

Dermestídeo da Despensa

(Dermestes lardarius)

Aspecto

  • Adultos - 6 a 10 mm de comprimento. Pretos, com uma risca esbranquiçada na parte dianteira dos élitros. 
  • Larvas - forma de cometa. Movem-se rapidamente. De cor castanha e peludas. Migram para materiais sólidos para a passagem a pupas.

Ciclo de vida

  • 2 a 3 meses com temperaturas entre 18 e 25℃.

Hábitos

  • Alimentam-se de vários produtos de origem animal, incluindo queijo.

Dermestídeo dos Couros

(Dermestes maculatus)

Aspecto

  • Adulto - 6 a 10 mm de comprimento. Parte superior preta, parte inferior branca. 
  • Larvas - idênticas às do Dermestes lardarius, mas com uma risca cor-de-laranja a todo o comprimento do dorso.

Ciclo de vida

  • 2 a 3 meses a temperaturas entre os 18 e 25℃.

Hábitos

  • Alimentam-se de diversos produtos de origem animal incluindo peixe seco. Migram para materiais sólidos, como madeira, para a passagem a pupas. 
  • A dimensão da área branca na parte inferior pode variar com a espécie. 
  • Os Adultos voam facilmente.

Gorgulho Pequeno dos grãos

(Rhyzopertha dominica)

Aspecto

  • Adulto - 3 mm de comprimento. Têm uma cor castanha escura ou preta.

Ciclo de vida

  • A fêmea deposita de 300 a 500 ovos, individualmente ou em grupos, em grãos soltos. 
  • Os ovos eclodem em poucos dias e as larvas perfuram os grãos danificados para continuarem o seu desenvolvimento. Depois da fase de pupagem, os adultos escavam até à superfície dos grãos. 
  • O ciclo de vida demora cerca de um a dois meses, dependendo da temperatura.

Hábitos

  • Originalmente nativos dos trópicos, espalharam-se por todo o mundo, mas são mais comuns nos resíduos dos grãos. 
  • Os danos causados pelos Gorgulhos Pequenos dos Grãos podem facilitar a infestação de pragas secundárias ou doenças. 
  • Têm grande capacidade de voo e podem migrar facilmente para iniciar novas infestações noutros locais.

Tenebroide pequeno

(Alphitobius diaperinus)

Aspecto

  • Adultos - 6 mm de comprimento. Os adultos recentes são castanhos avermelhados e depois passam a pretos. 
  • Larvas - 7,5 mm de comprimento. Elegantes, segmentadas, semelhantes a anelídeos, com três pares de patas minúsculas no tórax e uma pata falsa abdominal na parte traseira.

Ciclo de vida

  • As fêmeas podem depositar pelo menos 110 ovos por mês, cuja eclosão se dá em 4 a 7 dias. 
  • O desenvolvimento das larvas demora até 7 semanas. As larvas na última fase de desenvolvimento procuram um local abrigado para passarem a pupas, o que demora de 7 a 11 dias. 
  • Os adultos podem viver até dois anos.

Hábitos

  • Os adultos são atraídos por galinheiros, que reúnem as condições ideais para o seu desenvolvimento. Os danos em materiais de revestimento são provocados pelas pequenas larvas dos tenebroides que procuram um local seguro para passarem a pupas, uma vez que são presas apetecíveis para coleópteros predadores.

Traça da Farinha

(Ephestia kuehniella)
Ephestia kuehniella

Aspecto

  • Adulto - 7 a 9 mm de comprimento, com envergadura de asas entre 15 e 20 mm. Padrão preto, em zigue-zague, nas asas cinzentas. 
  • Larva - rosada ou esverdeada, dependendo dos alimentos ingeridos. Cabeça castanha. Vive num tubo de seda.

Ciclo de vida

  • Vive 152 dias a 17℃, 42 dias a 30℃. Prolífica fiadora de seda. O adulto vive 2 a 9 semanas.

Hábitos

  • Raramente atacam outros produtos além da farinha. Os adultos têm tendência para descansar de dia e voar ao anoitecer.

Gorgulho mercador dos cereais

(Oryzaephilus mercator)

Aspecto

  • Adultos - 2,5 mm de comprimento. 
  • São achatados de cor castanha avermelhada. 
  • Têm seis projecções tipo serra em cada lado do tórax.

Ciclo de vida

  • A fêmea deposita, em média, 200 ovos no espaço de 28 a 42 dias, individualmente ou em pequenos grupos. Os ovos são brancos, microscópicos e alongados. As larvas passam a pupa antes de chegarem ao estado adulto. 
  • Precisam de cerca de 35 dias para completarem o ciclo de vida, e os adultos vivem uma média de 10 meses. 
  • Num ano, pode haver sete gerações, em condições climatéricas quentes, sendo menos nos meses de Inverno.

Hábitos

  • Este gorgulho dos cereais prefere alimentos com elevado teor de óleo, como nozes, e pode introduzir-se em embalagens de produtos alimentares muito bem vedadas. 
  • Pode começar a formar-se bolor a seguir à contaminação, reduzindo a qualidade e o valor dos alimentos.

Gorgulho do arroz

(Sitophilus oryzae)

Aspecto

  • Adultos - 2 a 3 mm de comprimento. Entalhes ovais no tórax. Preto-acastanhado. Não voa (élitros fundidos). Bico (focinho). 
  • Larva - geralmente escondida nos grãos, onde passa à fase de pupa. Sem patas. Prefere trigo e centeio, mas também infesta outros cereais.

Ciclo de vida

  • 30 dias a 30℃. Normalmente, 8 a 16 semanas. Pode desenvolver-se a 11℃.

Hábitos

  • Praga dos grãos. Os adultos acabados de emergir deixam um orifício de saída característico no grão.

Coleópteros da família Staphilinidae

(Paederus riparius)

Aspecto

  • Adultos - 7 a 10 mm de comprimento. A cor do corpo alterna entre preto e vermelho.

Ciclo de vida

  • Os ovos são depositados individualmente em substâncias húmidas e, geralmente, desenvolvem-se em 3 a 19 dias. 
  • As larvas passam por duas fases antes de atingirem a idade adulta. 
  • Os adultos são mais comuns na Primavera e no início do Verão.

Hábitos

  • São comuns em habitats com grandes quantidades de larvas de moscas, como frutas e algas marinhas em decomposição ou húmus. 
  • As larvas e os adultos costumam ser predadores de pequenos insectos e outros artrópodes, incluindo pragas das sementeiras.

Gorgulho Vermelho da Farinha

(Tribolium castaneum)

Aspecto

  • Adultos - 3 a 4 mm de comprimento. Os olhos estão mais próximos um do outro (vistos de baixo) do que no Tribolium confusum. Os últimos três segmentos das antenas formam um taco. 
  • Larvas - idênticas às do Tribolium confusum.

Ciclo de vida

  • Semelhante ao ciclo de vida do Tribolium confusum, com a diferença de a temperatura mínima para o seu desenvolvimento ser 2,5℃ mais elevada.

Hábitos

  • Podem voar em ambientes com temperatura elevada. 
  • Alimentam-se de cereais, nozes, especiarias e frutos secos.

Escaravelho Dente-de-serra do Grão

(Oryzaephilus surinamensis)

Aspecto

  • Adultos - 2,5 a 3 mm de comprimento. 6 saliências em forma de serra de cada lado do tórax. Cabeça muito comprida atrás dos olhos. 
  • Larvas - entre o amarelo e o castanho, com cabeça castanha.

Ciclo de vida

  • Conseguem viver 20 dias a 35℃, 3 a 4 meses a 20℃. A temperatura mínima que suportam é 18℃. São mais tolerantes a extremos de temperatura do que o Oryzaephilus mercator.

Hábitos

  • Alimentam-se de cereais e derivados de cereais, mas também podem ser encontrados em nozes, frutos secos, etc.

Escaravelho-aranha Brilhante

(Gibbium psylloides)

Aspecto

  • Adultos - 1,5 a 3 mm de comprimento. A cor varia entre o castanho avermelhado brilhante e o preto brilhante. O corpo não tem pêlos e também não possui a cintura estreita como é característico nos Escaravelhos-aranha.

Ciclo de vida

  • As fêmeas depositam até 120 ovos, individualmente ou em conjuntos, no início do Verão. As larvas eclodem dos ovos ao fim de 16 dias e permanecem no estado larval até 6 semanas. 
  • Os adultos emergem após 20 a 30 dias no estado de pupas e podem viver até 12 meses. 
  • À temperatura óptima para o seu desenvolvimento (35℃), demoram aproximadamente 45 dias a completar o seu ciclo de vida.

Hábitos

  • Os Escaravelhos-aranha Brilhantes toleram temperaturas baixas e podem manter-se vivos durante longos períodos sem alimentação. 
  • Se forem perturbados, fingem-se de mortos.

Traça do Tabaco

(Ephestia elutella)

Aspecto

  • Extensão de asa - 14 a 17 mm, quando está em repouso, com as asas sobre o corpo, as mesmas têm uma extensão de 8 a 11 mm de comprimento. 
  • Os adultos têm asas cinzentas acastanhadas com duas faixas claras. 
  • As asas posteriores são mais pálidas e cinzentas claras. 
  • As lagartas são esbranquiçadas, amareladas ou avermelhadas (dependendo da alimentação) com cabeça e pescoço castanhos escuros. Crescem até um comprimento de entre 10 a 15 mm.

Ciclo de vida

  • A fêmea deposita cerca de 100 ovos, isolados, ou em pequenos grupos. 
  • As lagartas cobrem os bens infestados com tecido. 
  • A pupa ocorre num casulo. 
  • O período de desenvolvimento depende do calor e da nutrição. Dependendo da época, o seu desenvolvimento completo leva entre 2 a 6 meses.

Hábitos

  • Alimentam-se de sementes de cacau e tabaco, mas também infestam nozes, frutos secos e cereais. 
  • Os adultos não se alimentam. 
  • A alimentação das larvas é o que causa mais danos devido à contaminação com excrementos e casulos. Para além do tabaco, infesta cacau, frutos secos, café, milho, trigo, milho e especiarias.

Escaravelho-aranha de Marca Branca

(Ptinus fur)

Aspecto

  • Adultos - 2 a 4,3 mm de comprimento. De cor castanha avermelhada, com pêlos amarelos, protórax com densa almofada de pêlos pálidos em cada lado. 
  • As asas (élitros) possuem escamas brancas.

Ciclo de vida

  • 3 a 4 meses com temperaturas entre 20 e 25℃.

Hábitos

  • Fingem-se de mortos se forem perturbados. Muito activos em ambientes escuros e húmidos. Frequentemente associados a ninhos de aves.

Escaravelho amarelo da farinha

(Tenebrio molitor)

Aspecto

  • Adultos - 20 mm de comprimento. São castanhos escuros ou pretos, brilhantes. 
  • As larvas são amarelas cor de mel, têm um corpo tipo verme, alongado, duro, altamente polido, macio e brilhante, e podem atingir os 30 mm de comprimento.

Ciclo de vida

  • Cada fêmea deposita cerca de 275 a 600 ovos, individualmente ou em grupos, durante a Primavera. São brancos, em forma de feijão, têm cerca de 1mm de comprimento e eclodem em 4 a 14 dias. 
  • A fase de pupagem dura 7 a 24 dias durante a Primavera. As pupas começam por ser brancas, depois passam a amarelas e não estão dentro de um casulo. 
  • Os adultos emergem na Primavera ou no início do Verão e vivem durante dois a três meses.

Hábitos

  • São altamente resistentes a temperaturas baixas. 
  • São uma praga importante depois da ceifa e aparecem em todo o mundo. 
  • Os Escaravelhos adultos são atraídos pelas luzes nocturnas, são grandes voadores e podem ser encontrados em locais escuros.

Próximos passos

Unidade mais próxima

Suporte técnico

0800 77 04 388