Pragas de grãos

Para um orçamento gratuito ligue 0800 77 33 777  ou fale conosco

Segurança aliada a experiência global de mais de 90 anos

Certificados nas normas ISO 9001 e ISO 14000

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e seguras

Como eliminar pragas de grãos

As pragas de grãos vivem em alimentos para o consumo humano. Para eliminar insetos dos produtos armazenados, os alimentos devem ser removidos ou destruídos de maneira a que a infestação não se disperse, ou tratados de uma forma que não apresente riscos para o consumidor final.

Os serviços profissionais da Rentokil podem ajudar a sua empresa com um controle eficaz, assegurando o mínimo de perturbações no seu funcionamento e total conformidade com a legislação de saúde e segurança ou do seu ramo de atividade.

Métodos de prevenção de pragas de grãos

Impedir o acesso das pragas de grãos às instalações deve ser a sua primeira linha de defesa.

Elevados padrões de higiene e saneamento têm de ser mantidos de forma constante durante todo o ano e em especial nos meses mais quentes, quando a temperatura pode acelerar o desenvolvimento das pragas de grãos.

  • Controle de temperatura - se possível manter as instalações de armazenamento em 16ºC ou abaixo e a humidade relativa a 30% ou menos.
  • Assegurar que os mais elevados padrões de higiene, saneamento básico e práticas de limpeza são mantidos - limpe todos os resíduos e restos de alimentos e evite o acumulo de poeira nas instalações, máquinas, equipamentos, veículos de transporte e armazenamento.
  • Evitar que os produtos sejam armazenados no chão e perto de paredes, para facilitar a limpeza e as inspeções.
  • Manter as matérias-primas em embalagens resistentes - suficientemente resistentes ou hermeticamente seladas para evitar infestações em qualquer local onde possam ser armazenadas.
  • Instalar telas mosquiteiras em janelas e portas - e garantir que as mesmas são mantidas em boas condições.
  • Gestão de resíduos - garantir uma política de recolhimento de resíduos selados.

Inspeções e monitoramento

As pragas de grãos podem estar confinados a uma pequena área como palete de matérias-primas, no entanto, se não forem detectadas antecipadamente, as infestações podem se espalhar rapidamente por todas as instalações. É importante que sejam realizada inspeções regulares como parte integrante da gestão e controle de pragas.

  • Inspecione as matérias-primas recebidas - todo produto que entre deve ser inspecionado em um local longe da principal área de armazenamento para verificar se existe qualquer evidência da atividade de pragas. Se alguma evidência de praga for encontrada, o produto deve ser imediatamente rejeitado e devolvido ao fornecedor.

  • Instale dispositivos de monitoramento - para monitorar e localizar as infestações no interior das suas instalações. Além disso, também são uma ajuda para fornecer informações sobre a gravidade e o tipo de espécies de uma infestação.

  • Instale dispositivos de captura - como as armadilhas luminosas por exemplo, que podem ser instaladas em toda área interna das instalações para capturar e monitorar insetos voadores. Os dados registados podem também ajudar a controlar pragas de grãos.

Eliminar pragas de grãos

Caso seja encontrada atividade de pragas, é crucial agir rapidamente e aplicar métodos de controle eficazes, tais como:

  • Pós - certos pós podem ser utilizados. Alguns destes são de natureza mecânica, corroem a cutícula do inseto, o que provoca a sua desidratação.

  • Nebulização Precisa - tratamentos direcionados para fendas e fissuras. Podem ser úteis para deter a ocorrência de pragas de grãos localizadas em ambientes estruturais.

  • Dispositivos automáticos de aerossol - como o Rentokil Aerossol por exemplo, este dipositivo laça aerossol a base de piretrina natural no ambiente na medida certa e intervalos ajustáveis. Sua fórmula possui baixa toxicidade para os mamíferos, mas é muito eficaz contra pragas de grãos.

  • Nebulização em Espaços Abertos - o tratamento de um espaço aberto com um atomizador de volume ultra baixo de gotículas que contenha pesticidas aprovados pode ser útil para conter e prevenir infestações cruzadas.

  • Desinfestação Exterior - onde tenham sido identificadas infestações exteriores, pode ser necessário aplicar um tratamento com inseticida residual nas zonas em questão.

  • Fumigação - este uso de substâncias gasosas (fumigantes) que são tóxicas elimina todas as fases de desenvolvimento dos insetos. A fumigação deve ser realizada num compartimento à prova de gás o que vai contê-lo por tempo suficiente para conseguir a eliminação dos insetos.

  • Tecnologia de atmosfera controlada - em algumas situações em que a fumigação não pode ser utilizada, o nosso tratamento de atmosfera controlada pode ser utilizado com resultados semelhantes.

  • Proteção - a prevenção e o controle de pragas devem ser considerados desde a colheita até ao armazenamento e processamento de alimentos. O tratamento de grãos requer ajuda profissional por se tratar um trabalho altamente técnico. Os especialistas da Rentokil para te dar suporte.

Entre em contato hoje com a Rentokil pelo 0800 77 33 777 ou clique aqui e solicite um orçamento grátis.


Próximos passos

Unidade mais próxima

Suporte técnico

0800 77 04 388