Asseio Rentokil - Controle de Pragas para Residencias

Aracnídeos

Controle de Aracnídeos

Há mais de 35,000 espécies de aranhas no mundo. As aranhas existem nos mais variados tamanhos e cores, são bem conhecidas por suas 8 pernas. 

Costumam ser benéficas porque comem muitos tipos de insetos, incluindo aqueles que para nós são pragas.

Muitas pessoas têm um medo de aranhas. 

As aranhas podem causar grandes desconfortos dentro de sua residencia. São atraídas por pequenos espaços quentes e escuros, como fendas nas paredes, cantos e beirais das casas. Algumas espécies preferem ficar mais perto do exterior e tecem teias em varandas, jardins ou canteiros.

Acidentes com aracnídeos são raros e há apenas duas espécies – a aranha armadeira e a aranha marrom – que são perigosas. 

Como se livrar das Aranhas

Aranha Doméstica Comum (imagem)

Muitas pessoas lutam para eliminar as aranhas das suas casas com produtos de uso doméstico, mas os resultados não costumam ser satisfatórios. 

Os pequenos problemas podem tornar-se grandes e muitas pessoas só procuram os serviços de controle de pragas profissionais quando isso acontece. 

Os técnicos da Asseio Rentokil são profissionais treinados e experientes – além de serem certificados, tem de participar em treinamentos e provas regulares para atualizar seus conhecimentos. Estão hábitos a realizar um trabalho seguro e eficiente. 

Na Asseio Rentokil temos orgulho da nossa capacidade de resposta rápida todos os dias. 

Se desejar receber mais informações agende uma visita pelo número 0800 77 27 777 ou solicite um orçamento através do site.

Espécies de Aracnídeos

Estas são algumas das espécies de aranhas mais comuns que pode encontrar na sua casa:

Aranha armadeira (Phoneutria sp.)

Esta espécie é dada como a mais agressiva do mundo, ergue-se apoiada sobre as patas traseiras e salta sobre o agressor, que muitas vezes é atacado sem saber. Costuma viver em locais onde existem bananeiras, lenhas, telhas e tijolos empilhados e terrenos baldios. Tem hábitos noturnos e não tem moradia fixa podendo entrar em residências e, ao amanhecer, abrigar-se em sapatos, botas e roupas. 

Seu veneno vai direto ao sistema nervoso central.

Aranha marrom (Loxosceles sp. )

É a aranha brasileira que possui veneno mais ativo. 

Tem uma coloração marrom esverdeada, seu corpo total raramente ultrapassa os 3 centímetros. É uma espécie de aranha doméstica, encontrada em locais escuros, quentes e úmidos como quina de pias, rachaduras de parede, livros, telhas e tijolos empilhados. Tem como característica a teia similar a um chumaço de algodão. 

Seus acidentes ocorrem quando ela penetra dentro da roupa e, ao vestir, são pressionadas e picam. Produzem dor pouco intensa no momento da picada, mas entre 12 a 24 horas após, ocorrem no local da picada, bolhas, escurecimento e necrose na pele. Também pode ocorrer escurecimento da urina, febre, vermelhidão e coceira na pele. 

É necessário soroterapia específica e acompanhamento médico.

Aranha doméstica comum (Pholcus phalangioides)

Apresentarem patas muito longas, corpo pequeno e circular. Produzem grandes teias irregulares nos cantos de paredes, teto ou atrás de móveis. 

São possuem glândulas de veneno, sendo inofensivas para o ser humano.

Aranha de parede (Selenops spixi )

Vivem atrás de armários, quadros de parede, bibliotecas. Alimentam-se de outros insetos domésticos como aranhas menores, traças, mocas, etc.. 

Não possuem glândulas de veneno, sendo inofensivas ao ser humano.

Aranha de jardim (Lycosa sp.)

As aranhas de jardim são pouco agressivas e têm hábitos diurnos. O animal adulto mede entre 2 a 3 cm de corpo e 5 a 6 cm de envergadura de pernas. Esta espécie não faz teia. 

Facilmente encontradas perto do peitoril das janelas pelo lado externo, tentando entrar na residência para se proteger do frio. A picada é dolorida, mas, normalmente, não evolui para casos mais graves.

Como manter as aranhas afastadas

As aranhas entram nas casas na maioria das vezes no Outono, quando procuram um local quente para passar o Inverno. 

Há várias formas de prevenir acidentes com aranhas em sua casa:

  • Aspirar o chão regularmente.
  • Remover as teias que encontrar.
  • Preencher as frestas e pequenos vãos das paredes e os espaços debaixo das portas para impedir a entrada.
  • Afastar os potenciais refúgios de sua casa, como pilhas de lenha e de outros materiais.
  • Utilizar iluminação que seja menos atrativa para os insetos que as aranhas comem.