Asseio-Rentokil

Farmacêuticas

Ter senso de asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir um ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns ( lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.

As áreas de maior ocorrência são sempre aquelas de armazenamento, produção ou manipulação de produtos atrativos as pragas como depósito de matéria prima e de produtos acabados, produção ou ambientes onde se manipulam ou se consomem alimentos.

Programa de Controle Integrado de Pragas nas Indústrias Farmacêuticas

As ações empregadas no controle integrado de pragas, iniciam–se pela inspeção técnica criteriosa, com o objetivo de conhecer a estrutura e seus ambientes, identificar possíveis espécies de pragas existentes, avaliar a sensibilidade de cada ambiente para estabelecer um programa e uma estratégia adequados que atendam às necessidades de cada indústria.

Para conhecer melhor nosso Programa de Controle Integrado de Pragas (PROCIP), solicite uma visita através do 0800 77 33 777, teremos grande prazer em atendê-lo.

Geralmente, a implantação deve passar por um processo de choque para eliminar possíveis infestações, posteriormente instalar dispositivos de monitoramento que avaliam a freqüência para identificar qualquer risco de reinfestação. O sucesso do programa está realmente no monitoramento e gerenciamento constante dos dispositivos e ambientes.

A implantação de um bom programa de BPF – Boas Práticas de Fabricação pode colaborar muito para que não tenhamos pragas nesses ambientes. No entanto, mesmo a maioria das indústrias possuindo um programa de boas práticas implantado, onde a higienização das salas é freqüente, o controle de acesso é rigoroso. 

As principais pragas encontradas nas indústrias farmacêuticas, podem variar de acordo com a região onde estão instaladas as indústrias, área urbana ou rural e os elementos facilitadores que possam estar nas proximidades como:

  • córregos,
  • rios,
  • criadouros,
  • terrenos vazios, etc. 

Na área urbana os problemas mais comuns com pragas são ratos, baratas e formigas

Na área rural, além das pragas anteriormente citadas, ocorrem muitos problemas com moscas, mosquitos, coleópteros (besouros) e lepidópteros (traças).

É imprescindível que fendas e frestas sejam eliminadas, porém existe o fator humano que nem sempre contribui ou segue a risca os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação. Por isso é muito importante conscientizar e orientar os colaboradores, para que os acessos sejam controlados e os materiais e equipamentos sejam inspecionados.

O plano de monitoramento dos ambientes varia de acordo com a sensibilidade de cada setor e as características de cada cliente. 

Em alguns ambientes pode-se instalar dispositivos com iscas tóxicas para controlar eventuais pragas. Em outros ambientes só podem ser instalados dispositivos com placas adesivas atóxicas para captura e rastreabilidade de algumas pragas.

Toda informação relativa a cada visita dos nossos técnicos fica registrada em nosso sistema de gestão on-line na área restrita do cliente em nosso site. Este sistema apresenta todo histórico de desenvolvimento em cada planta.