Abelhas e vespas

Para um orçamento gratuito ligue 0800 77 33 777  ou fale conosco

Segurança aliada a experiência global de mais de 90 anos

Certificados nas normas ISO 9001 e ISO 14000

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e seguras

Ninho de abelhas ou vespas

Se você se deparou com um grande número de abelhas ou vespas em sua propriedade, é provável que haja um ninho (popularmente chamados de colméia) na sua casa ou empresa.

É importante tratar um ninho o quanto antes para reduzir a ameaça de uma picada de vespa, que pode ser muito dolorosa e, até mesmo, provocar uma reação alérgica.

Video sem JavaScript.

Preocupado com um ninho de abelhas ou de vespas?

Não deve tentar tratar um ninho de abelhas ou vespas, principalmente se for sensível a picadas. Se perturbar um ninho, pode provocar as abelhas ou vespas dentro do mesmo e estas vão atacar e picar como forma de defesa.

Na Rentokil, oferecemos um serviço profissional de tratamento para ninhos de abelhas e vespas, protegendo-o contra picadas nocivas e eliminando o ninho.

  • Profissionais qualificados - todos os nossos técnicos são treinados e totalmente equipados com todos os equipamentos de segurança necessários para concluir o tratamento de forma rápida e segura.

  • Tratamentos seguros - os nossos técnicos especializados seguem diretrizes rigorosas para garantir que você e a sua família estão protegidos contra eventuais danos durante o tratamento.

Identificação de um ninho de abelha ou vespas

As vespas fazem os seus ninhos de polpa de madeira mastigada e saliva, dando-lhes características semelhantes a paredes finas de papel. Já as abelhas, após encontrarem o local adequado, utilizam a cera produzidas por elas mesma na construção do ninho (colméia).

Os ninhos são geralmente construídos em locais abrigados com fácil acesso para o lado de fora. Muitas vezes, é possível encontrar ninhos em cavidades das paredes, espaços vazios de telhados, em beirais, varandas ou garagens.

Para localizar um ninho, observe com cuidado a rota de voo das abelhas ou vespas, essa observação torna-se mais fácil no verão, é quando se tem um aumento no número de indivíduos.

Qual o tamanho que um ninho de abelha ou vespas pode atingir?

No início, um ninho é muito pequeno. Quando a rainha começa a construir um ninho na primavera, geralmente o seu tamanho é equivalente a uma bola de ping-pong.

Conforme vai avançando o verão, o ninho vai crescendo rapidamente em tamanho, pois o número de indivíduos vai aumentando. O ninho de abelha ou vespa pode ser do tamanho de uma bola de futebol, ou até mesmo maior, em alguns casos.

É recomendável tratar um ninho mais cedo no ano, antes que o número de indivíduos aumente.

Fatos

As abelhas e vespas sociais são as mais comuns no Brasil.

Elas causam picadas dolorosas e vivem em colônias. Os seus ninhos são mais frequentes sobre as superfícies exteriores propriedades.

Existem outras espécies de vespas que também são consideradas pragas, mas são menos comuns.

  • As vespas têm menos pelos no seu corpo que as abelhas.

  • As vespas têm uma cintura mais apertada entre o tórax e o abdome que as abelhas.

  • As vespas são, por vezes, confundidas com abelhas, por serem semelhantes na aparência, mas as vespas são menores em tamanho.

  • As abelhas e vespas têm marcas amarelas e pretas distintivas nos seus corpos.

  • Uma dica para distinguir abelha de vespa é posição das asas. As vepas têm as asas apontadas para cima e as asas das abelhas ficam na posição horizontal.


Próximos passos

Unidade mais próxima

Suporte técnico

0800 77 04 388