Asseio Rentokil - Controle de Pragas para Residencias

Abelhas e Vespas

Controle de Abelhas e Vespas

Ser picado por uma vespa, um marimbondo ou uma abelha é uma experiência dolorosa e pode até pôr em risco a vida das pessoas que são alérgicas a este tipo de picadas com ferrão (uma em cada trinta pessoas).

Com algumas precauções e com um tratamento adequado dos ninhos de vespas e de abelhas, é possível reduzir o risco de ser picado por um destes insetos.

Ninhos de Vespas

Tenha cuidado quando for mexer com ninhos de vespas ou vespões (uma espécie maior da família das vespas). Estes insetos possuem um ferrão muito forte e podem atacar em grandes números se forem incomodados.

Uma vespa encurralada no interior de uma casa pode ser eliminada com spray mata-moscas.

Se houver uma grande quantidade de vespas na sua casa ou no seu jardim, é provável que haja um ninho próximo.

Um só ninho pode abrigar milhares de vespas que podem atacar em enxame se forem incomodadas. Se o ninho representar algum risco para pessoas devido à sua localização, então esse ninho deve ser removido.

Estes ninhos são feitos de madeira mastigada, o que explica o seu típico aspecto de paredes de papel. Uma vespa rainha começa a construir o ninho na Primavera e depois é substituída por vespas operárias assim que estas nascem.

No início do Verão, um ninho normal já terá 30 cm de largura ou mais. Entre outros locais, as vespas costumam fazer os seus ninhos debaixo de calhas, de telhados, em sótãos ou em armazéns.

O risco que as vespas representam é maior no final do Verão devido ao aumento da agressividade delas, pelo que é preferível remover os seus ninhos o mais cedo possível, de preferência antes de elas se tornarem agressivas.

Como eliminar ninhos de vespas

Para localizar o ninho, observe o percurso de voo das vespas quando estão retornando a ele. Mantenha as janelas da sua casa fechadas se o ninho estiver próximo. Se suspeitar que o ninho está no seu sótão, tenha muito cuidado quando entrar lá.

Evite remover ninhos por conta própria, o mais indicado é solicitar ajuda profissional, mas caso queira fazer isso, tenha muita atenção:

  • Não se esqueça de cobrir o máximo de área da sua pele e use luvas e chapéu.
  • Não tente fazer o tratamento se você é sensível ou alérgico a picadas deste inseto e se o ninho estiver fora do seu alcance.
  • Não faça qualquer tratamento num ninho de vespas estando sobre uma escada, é muito perigoso.

Os enxames de vespas são perigosos – se tiver dúvidas, procure a ajuda de profissionais. 

Neste caso, como é um tratamento muito cuidado, encaminhamos um profissional para realizar uma visita prévia para avaliar as condições do local, de segurança e para determinar as condições de execução do tratamento. 

O serviço é rápido, eficaz e seguro. Precisando de ajuda ligue: 0800 77 27 777

Abelha do Mel (imagem)

Como ficar protegido contra as abelhas 

As abelhas são menos agressivas do que as vespas, nem picam com tanta facilidade como as vespas. 

Por isso mesmo, e porque as abelhas são altamente benéficas para o ambiente e algumas espécies já estão ameaçadas de extinção, devemos preservá-las sempre que for possível e não perturbá-las nos seus ninhos. 

Se um ninho de abelhas representar um risco elevado (por estar perto de um hospital ou perto de pessoas alérgicas às picadas de abelha), é possível transportá-lo para um local seguro. 

No entanto, este tipo de trabalho deve ser realizado por um apicultor credenciado de sua confiança (a Asseio Rentokil não tem a relação destes profissionais), estando atento a legislação vigente, uma vez que as abelhas são uma espécie protegida no nosso país.