Asseio-Rentokil

Hospitais

A Asseio Rentokil contribui diretamente ao controle integrado em áreas Hospitalares e de saúde respeitando o meio ambiente e a saúde das pessoas que nelas existem. 

As soluções apresentadas pela Asseio Rentokil aos Hospitais e áreas de saúde é o Programa de Controle Integrado de Pragas

A Asseio Rentokil juntamente com o seu corpo de gestão tem a finalidade de interagir no controle integrado, no comportamento humano no que diz respeito ao saneamento e higienização ambiental. Muitos destes hábitos e comportamentos são frutos do nível de informação (ou desinformação) e da cultura individual das pessoas.

Realizando um controle eficaz onde se pode acompanhar o processo de tratamento e ações on-line através de nosso sistema na área restrita do cliente onde pode se observar todas as ferramentas necessárias para um acompanhamento diário e acompanhamento com os devidos controles elaborados abaixo:

  • Controle de tratamento de apartamentos
  • Controle e monitoramento de setores críticos como:
    • centros cirúrgicos
    • laboratórios
    • berçários
    • UTI's
    • cozinhas
    • lactários, e etc
  • Elaboração de relatórios de elementos facilitadores de todas as áreas e setores da estrutura.
  • Metas e indicadores da evolução de pragas mensalmente.

Para conhecer melhor nosso Programa de Controle Integrado de Pragas (PROCIP), solicite uma visita através do 0800 77 33 777, teremos grande prazer em atende-lo.

Programa de Controle Integrado de Pragas em Ambiente Hospitalar

Formigas e insetos voadores, são as pragas com maior ocorrência nas áreas internas em Hospitais. 

De maneira geral observa-se um aumento na freqüência das espécies invasivas (insetos voadores originados fora do ambiente hospitalar) em relação às eventualmente instaladas dentro dos Hospitais.

É muito comum hoje em dia também, os acompanhantes dos pacientes levarem alimento para dentro das unidades de internação, aumentando assim os resíduos e os riscos das ocorrências. 

Outra prática principalmente nas maternidades, quando das visitas, é a entrega de vasos de flores para os pacientes. Vários são os relatos de colônias de formigas instaladas nestes vasos.

A importância do controle integrado de pragas em instituições de saúde e hospitalares é atualmente a abordagem mais moderna que existe.

Esta abordagem fundamenta-se na gestão das ocorrências com pragas e no uso delas como indicadores ambientais. A cada ocorrência devemos buscar entender as relações ecológicas entre as características biológicas da praga e os fatores ambientais oferecidos no local do evento, para identificação, registro e correção.

É preciso ressaltar que o controle integrado visa, fundamentalmente, minimizar a utilização de produtos químicos no controle. Este nível de redução é especialmente importante em instituições de saúde, pois é fato cientificamente conhecido que crianças e idosos são mais sensíveis aos efeitos diversos dos produtos químicos. Crianças e idosos são a maioria do público destas instituições.

Nas situações onde for necessário o uso de produtos químicos a seleção deve ser criteriosa.

Acreditamos que é muito mais inteligente evitar a entrada e reduzir os acessos para as pragas e também, trabalhar no sentido de conscientização dos usuários dos setores para que eles, durante suas atividades e atribuições diárias não criem condições favoráveis para que as pragas se estabeleçam.

No entanto, a aplicação de produtos, em certos casos ainda é uma solução e se ela for comprovadamente necessária, deve-se optar pela aplicação de produtos na forma de iscas, pois este processo além de utilizar quantidades normalmente menores de produtos, é mais segura e normalmente localizada.